Pular para o conteúdo principal

Ho'opono'pono

As frases abaixo provêm de uma antiga técnica de cura havaiana chamada Ho'opono'pono. Vieram em boa hora para minha vida e decidi pintá-las para me lembrar sempre. Abaixo, uma tradução/interpretação que fiz de um texto a respeito do Ho'opono'pono. Espero que dê para entenderem.  
Ho'opono'pono - Aquarela - Virginia Costa
Responsabilidade e Aceitação: Você é 100 % responsável pelo que está sentindo, pensando, causando, planejando ou vivendo neste mundo. A partir do momento que você assume a responsabilidade por essa experiência ou vivência, você retoma o poder de transformá-la. Aceitando os fatos, vamos ao próximo passo.
Aquarela - Virginia Costa
Perdão e Reconciliação - Quando você escolhe perdoar e se reconciliar com o que quer que seja que você percebeu que está errado, removemos a ilusão da separação, da distância e entramos na essência da compaixão. O perdão é uma viagem que vai da ferida, do sofrimento, até à palavra "Obrigada". Perdoar verdadeiramente é nos libertar do que nos ressentiu ou ofendeu. Desapegar, deixar para trás de verdade. Quando projetamos culpa ou raiva em alguém ou alguma coisa estamos machucando a nós mesmos. Justamente o nosso "eu", aquele que deveríamos tratar com o maior amor, justamente o "eu" é quem mais sai ferido.
Aquarela - Virginia Costa
Gratidão: Deveríamos agradecer por ter tido a oportunidade do desafio e a chance de perdoar verdadeiramente e de corrigir nossos erros. Algumas vezes é um longo processo para chegar até aqui. Essencialmente, começa com uma escolha e essa escolha é encontrar bençãos nos desafios e nas situações que estamos enfrentando, na pessoa com a qual estamos lidando.  
Aquarela - Virginia Costa
Amor: Depois de ter passado por esse processo completamente, o resultado é o amor. Quando você olha para o seu desafio (pode ser uma pessoa, uma situação) e sente um amor incondicional por ele, você sabe que está completamente curado e pode seguir adiante.
Ho'opono'pono - Aquarela- Virginia Costa

Comentários

Adla disse…
Vivi estes estagios. Acho que estou quase no ultimo. Vc. est'a certa, achar sua producao foi um processo de atracao. Achamos o que precisamos na hora certa. Foi o caso. Obrigada por ser uma pessoa tao gentil.Adla

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount