Pular para o conteúdo principal

Quiririm - o que fazer

Quiririm, SP
Quem passeia pelas ruas da pacata Quiririm nem imagina o começo difícil que tiveram as famílias de imigrantes que aqui chegaram por volta de 1894. Mas isso ficou para trás. Hoje em dia é só alegria celebrada anualmente com muito charme durante a Festa da Colonia Italiana.
Quiririm, SP
Essa capelinha que fica na rua principal desse distrito de Taubaté é uma lembrança dessa época.
Quiririm, SP
Quiririm, SP
Foi fundada em 1895 pelo devoto Benedicto Pires de Camargo.
Casarão Indiani - Quiririm
Outro registro é o Casarão Indiani, que abriga o Museu da Imigração Italiana.
Linguiças Quiririm.
 Na rua principal tem uma paradinha imperdível e fácil de achar, a Linguiças Quiririm.
Quiririm, linguiças
Tudo caseiro e de ótima qualidade. Cada vez que vou trago algo diferente.
Tem tudo que um adulto "normal" pode querer.
Quiririm, SP
Desta vez notei que em quase todas as casas eles colocaram fotos de família homenageando os antepassados. Estilo de casas do meu tempo de Barretos!
Quiririm, SP
Na mesma rua tem também o Atelier do Fordão, artista popular de lá.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Quiririm
Depois do atelier, entrando à esquerda tem a pracinha com uma vista linda para o Paraíba do Sul. No centro dela fica a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1914.
Casa da Elisa - Quiririm
Passeio feito e levando a sério o nosso #fugindodocalor fomos para o restaurante Casa da Elisa. Atualizando em 2022. Restaurante fechado, acho que agora é só delivery. Checar antes de ir.
Quiririm- restaurante
Por mais que eu experimente os outros restaurantes da região, acabo sempre aqui. Já contei com detalhes AQUI sobre a Elisa e sua história.
Quiririm, restaurante
Tenho várias razões para gostar desse restaurante: parece que a gente está no quintal da casa de uma amiga mesmo, tem sombra de várias jabuticabeiras e a comida é honestíssima e as porções são grandes.
Quiririm, restaurante Casa da Elisa
Sabe quando o molho de tomate é de verdade?
Quiririm- nhoque de abóbora com pesto
Comemos esse nhoque de abóbora com pesto. O canteiro saudável de manjericão ficava ali do lado. Tudo "real food".
Cambucá
Dei sorte de novo de pegar a época dessa jabuticaba amarela, fruta em extinção que só vi lá no pomar da Elisa. Pense numa jabuticaba grande!! Só que é outra fruta, também conhecida como cambucá.Até o pé é igual e as frutas nascem grudadas no tronco também.
Estrategicamente,  Quiririm ainda fica a caminho de Campos do Jordão que contei AQUI e AQUI, então, se tiver tempo, vale a pena continuar viagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount