Pular para o conteúdo principal

YYC - O belíssimo aeroporto de Calgary!

Calgary Airport
Que surpresa agradável chegar em Calgary e ver pronto o novo terminal do aeroporto internacional (YYC)!
A obra custou 2.6 bilhões de dólares, um planejamento de quinze anos e seis anos para executá-la. Ficou lindo, diferente, elegante e a cara de Calgary e do estado de Alberta. 
Todos os anos de planejamento se revelam nas obras de arte que  mostram a cidade de Calgary, os animais da região, as famosas Rocky Mountains, enfim, todo o Estado de Alberta. A ideia da empresa responsável, DIALOG, era essa mesmo, fazer com que a cidade se apresentasse aos visitantes logo na chegada.
Aeroporto de Calgary, obras de arte

As obras de arte foram executadas por artistas locais e estão nas carrosséis de bagagem, nos corredores, por todo lado! Esses búfalos são do artista Stewart Steinhauer Creston. Esculpidos à mão, agregam diversas técnicas.
Jeff Boer, aeroporto de Calgary
O artista principal é Jeff de Boer, nascido em Calgary. Imaginem que honra para ele, não é? O aço foi cortado com laser e moldados à mão
Arte no aeroporto de Calgary
Big Horn Sheep
Aeroporto de Calgary, arte.
Essa obra se chama Catch Of The Day e mostra uma águia pegando um peixe na água.
The Glacier Wall, Michael Mailhot
The Glacier Wall, obra de Michael Mailhot, realmente nos lembra que estamos em Calgary pois isso é o que se vê no horizonte lá, as Rocky Mountains e os rios com água turquesa e transparente.
Breakaway (Fuga), de Robert Spaith
YYC, Spring, de Al Stinson
Uma preocupação da DIALOG que achei muito apropriada foi o fato de insistirem em abrir espaço para pequenos comerciantes locais junto com as grandes redes. Assim, os habitantes de Calgary podem comer no seu restaurante antigo predileto, por exemplo, lá mesmo no aeroporto.
Três pinheiros de metal com onze metros de altura. Debaixo deles três animais robotizados que interagem, um castor, uma coruja e uma marmota, essa aponta a cabecinha para fora e depois volta para dentro do buraco quando nos aproximamos.
Os pinheiros, eu acho, devem ser uma referência à Douglas fir, uma conífera perene tipica da região.
 Chegar nesse aeroporto é como passear por uma galeria de arte. Adorei tudo!
Detalhe de rundlestone no aeroporto de Calgary
Outro detalhe é que fizeram acabamentos ao longo de todo o terminal com um tipo de pedra que só tem nas Rocky Mountains, a rundlestone. 
Voluntários no YYC
E para tornar tudo muito especial, do tipo "queremos te paparicar", os carrinhos elétricos com motoristas com chapéu de cowboy (idosos, diga-se de passagem) à disposição para dar carona de um terminal para outro. 
White Hatters ( chapéus brancos) no aeroporto de Calgary
O chapéu é uma referência ao Stampede, uma festa que contei AQUI nesse post. Esse pessoal é conhecido como White Hatters ( chapéus brancos), são voluntários. Verdade, juro. Eles chegam ao aeroporto para esse trabalho voluntário às quatro da manhã. Eu vi! Nem vou entrar no mérito da obra em si que é toda ecológica, inteligente e eficiente. 
Só me lembro de um outro aeroporto gostoso demais de passear, o de Amsterdã. Embora eu tenha tido uma experiência bem desagradável, o Schiphol é muito interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount